Conheça o Índice de Intenção de Obra: Futuro das tendências em Construção

28% dos brasileiros tem intenção de obra nos próximos 12 meses

InObra - Junho de 2025

Mockup image
Device frame

Sobre o Índice

O Índice de Intenção de Obra é um indicador calculado a partir de uma pesquisa quantitativa online em parceria com Opinion Box, realizada mensalmente, com uma amostra de 1.062 entrevistas. A pesquisa é realizada com homens e mulheres com 25 anos ou mais, que sejam responsáveis ou corresponsáveis pelas decisões do lar, e apresenta uma margem de erro de 3 pontos percentuais. 

A coleta consiste em um questionário estruturado com três perguntas voltadas à intenção de realizar obras nos próximos dois anos e categorias a serem usadas. ​  

O cálculo do índice considera a proporção de respondentes que indicam possuir intenção de obra com orçamento já planejado em um horizonte de tempo máximo de 1 ano, somada àqueles que já estão com obras em andamento.

Metodologia com propósito

 O que dizem os especialistas por trás do InObra sobre o impacto dos dados no setor. 

"Fazer uma análise de mercado requer muitos indicadores, mas poucos retratam nosso universo de materiais de construção. O InObra foi criado para monitorar a intenção de obra dos consumidores facilitando a previsibilidade do varejo e da indústria."

Filipe Mesquista - Coordenador de Inteligência de Mercado na Tigre

 "O estudo de tracking de intenção de obra realizado pelo Opinion Box, em parceria com a Juntos Somos Mais, permite entender a pretensão do brasileiro em realizar obras nos próximos 24 meses, seja iniciando um novo projeto ou dando continuidade a obras já em andamento. Além disso, o estudo identifica quais são os materiais mais utilizados ou aqueles que as pessoas pretendem utilizar nesses projetos. Para o cálculo do Índice de Intenção de Obra (InObra), consideramos tanto quem planeja iniciar reformas ou construções em até um ano quanto quem já iniciou, fazendo o recorte da parcela da população que já tem orçamento planejado, o que torna o indicador mais qualificado e preditivo, já que traz uma intenção mais qualificada e com maior chance de se concretizar. Desde o início de 2024, o Opinion Box vem acompanhando a evolução desses dados por meio de entrevistas com milhares de pessoas acima de 25 anos, responsáveis ou corresponsáveis pelas decisões do lar, em todas as classes sociais e regiões do Brasil."

Júlia Villela - Head de Insights e Relacionamento no Opinion Box